[VARIEDADES] A BELA E A FERA analisado de uma forma a fazer você pensar

Eu vi um post no 9gag analisando a essência do clássico a Bela e a Fera que me fez pensar bastante sobre o desenho mas principalmente sobre o mundo em que vivemos. Eu gostaria de compartilhar com vocês essa analise. Seu dever de casa hoje é pensar sobre isso.

cool-Disney-Gaston-Beauty-Beast“Não é certo que uma mulher leia. Logo ela começa a ter idéias. E pensamentos.”

Pensando sobre o assunto, a coisa realmente perturbadora sobre A Bela e a Fera não é que o Gaston exista, mas o quanto a sociedade ama ele e esse tipo de cara (tanto a da ficção quanto no mundo real). As pessoas que analisam o filme e dizem que o romance é sobre um caso de Síndrome de Estocolmo estão ignorando que na verdade o romance é sobre os vários modos que as pessoas verdadeiramente decentes são ostracizadas pela sociedade.

As pessoas não confiam na Fera por causa da aparência dele, o que só alimenta a sua raiva e o afasta mais ainda. Gaston não é o único que critica Bela por gostar de livros, também; a cidade inteira diz que deve ter alguma coisa errada com ela. E o pai dela é internado em um sanatório por ser apenas um pouco excêntrico.

Howard Ashman, que colaborou na trilha sonora do filme e teve uma grande influencia no tema e roteiro do filme  foi um homossexual que morreu de AIDS logo após o filme ter sido completado. Se você considerar isso, a mensagem do filme fica ainda mais clara.

1000px-BimbettesBar2O “método Gaston” funciona tão bem para ele naquele mundo que seu comportamento é recompensado de toda forma possível e imaginável. E no nosso mundo também

Gaston demonstra que os cretinos são recompensados e amados pela sociedade desde que possuam um conjunto determinado de características, enquanto boas pessoas que não possuem são rejeitadas.

A história de amor da Bela e a Fera é sobre encontrar conforto um no outro em uma sociedade que rejeita ambos.

Perceba como a Fera reage quando a cidade vem atrás dele. Ele não está com raiva, ele está triste. Ele está cansado. E quase desiste porque não tem nada pelo que viver. Mas então Bela volta para ele e subitamente ele tem. No conto de fadas original a Fera pede a Bela para se casar com ela todas as noites, e o feitiço é quebrado quando ela aceita. A Disney mudou propositalmente essa parte, ele aguarda até que ela o ame primeiro  porque ele não pode amar a si próprio. Isso demonstra o quanto ser ostracizado e dito pela sociedade a sua vida inteira que você é errado, que você é um monstro fode com a sua cabeça e faz você parar de se ver como um ser humano.

A sociedade recompensa aqueles que praticam o bullying porque nós somos levados a acreditar  que as vítimas mereceram; Se alguém não se encaixa, então esse alguém tem que ser corrigido  ou ser destruído. E esse filme é sobre o quanto essa linha de pensamento está errada. É muito mais profundo do que o “seja você mesmo” ou “o amor supera tudo” que usualmente temos, e é por isso que é um dos meus filmes da Disney favoritos.

3oocrqTá, agora chega que esse post já ficou profundo demais. Vá se danar e tenha um bom dia.