[TECNOLOGIA] Tocando piano com um braço robótico

Seria justo pensar que alguém com um braço robótico pode não ser adequado para tocar piano: essa é uma das coisas mais hábeis que se pode pensar em fazer, e membros artificiais são frequentemente desajeitados e não muito precisos. Mas isto é diferente para Johnny Matheny

: desde que perdeu muito do seu braço esquerdo para o câncer, ele recebeu um braço robótico tecnologicamente incrível graças à Universidade Johns Hopkins.

Matheny controla o braço com sua mente através de sensores sem fio, com o que o narrador do vídeo acima chama de “o braço robótico mais avançado do mundo“. Matheny está tentando aprender a tocar “Amazing Grace” no piano até o final do ano. A filmagem mostra que, enquanto ele ainda tem um longo caminho a percorrer, Matheny definitivamente está chegando lá. Não é um processo fácil, mas ele tem uma visão otimista: “Este braço não é uma prótese: este é o meu braço agora. Nós não somos apenas um casal: somos um ”.

Como a tecnologia ainda está em desenvolvimento, Matheny tem que lidar com problemas de funcionamento e outros obstáculos, mas é claro que tudo ainda é um benéfico (excelente, eu diria). Em outro ponto do vídeo, vemos clipes de Matheny fazendo outras coisas cotidianas, como cozinhar e fazer jardinagem, mostrando que ele é capaz de levar uma vida relativamente normal, ou pelo menos tão normal quanto alguém com uma maravilha tecnológica amarrada ao braço.

Quando vi o braço robótico de Matheny, além de acha-lo uma maravilha da medicina, como um bom nerd que sou, meus pensamentos foram voltados para esses três caras:

E claro que não poderia faltar esse último outro aqui em baixo!

E você, o que acha desse novo avanço tecnológico da medicina? Será que o Rocket Raccoon precisa do braço de Matheny?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *