[ARTE] Clássicos da ficção e do terror honrados em VHS

Como evidenciado pelo sucesso de Jogador Nº1 e Stranger Things, atualmente estamos bem no meio do boom de nostalgia de uma certa era de filmes e da televisão. Agora imagine um artista que está prestando homenagem aos dias de glória dos videocassetes. 

Usando o nome de Sorce122, ou @sorce_codeVHS, ele se descreve como “um artista nômade viajando pelo EUA no meu GMC Vandura de 1984 que eu converti em um estúdio de arte móvel”. Desde janeiro de 2016, ele está personalizando videocassetes para seus colegas cinéfilos. Ele criou 38 máquinas diferentes até agora, e tem mais 10 pedidos na lista de espera.

Embora possa ser fácil passar tudo isso como nostalgia dos anos 80, é possível dizer até que é maior do que apenas uma década – é a era que começou em 1977 com Star Wars e talvez culminou com Jurassic Park de 1993. Para aqueles que, assim como nós, cresceram nessa cultura pop (e assistindo muitos desses filmes na Sessão da Tarde), esta foi uma época de ouro por uma razão específica – foi a primeira vez na história que conseguimos comprar ou alugar filmes e assisti-los várias vezes, e tudo isso foi graças ao advento do VHS.

Segundo o artista, tudo isso surgiu de um clássico do horror em particular. “Eu fui inspirado a personalizar meu primeiro videocassete enquanto assistia ao Massacre da Serra Elétrica em VHS e observava os designs dos pôsteres. Percebi que as dimensões eram as mesmas da máquina e visualizei uma gigantesca caixa de filme em VHS que também podia exibir o filme.” Você pode conferir alguns exemplos do trabalho de Sorce122, na galeria abaixo.

Para pesquisar preços e conferir novos projetos artísticos, não deixe de visitar o Sorce CodeVhs no Facebook e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *